Conheça quais os tipos de fermentos e em quais receitas devem ser utilizados. Dicas básicas que te ajudarão bastante.
Os fermentos estão muito presentes em nosso dia a dia, seja na elaboração de um bolo ou de um pão. Existem diferentes tipos de fermento, cada um é indicado para uma certa preparação. Pensando nisso, a Confeitaria Creative elaborou algumas dicas para mostrar a você quais são os tipos de fermentos existentes, as suas características e principais utilizações dentro de uma cozinha.
FERMENTO QUÍMICO: Ele é usado em massa leves, como por exemplo bolos, tortas etc. É necessário calor para que o fermento químico seja ativado.
FERMENTO BIOLÓGICO SECO: É indicado para ser utilizado em massas mais pesadas, por exemplo: pães, pizzas etc. Uma dica é misturá-lo direto na farinha de trigo ou junto com os líquidos a depender da receita que você estiver fazendo. Evite colocar ele em contato com o sal da receita.
FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO: Tem durabilidade menor que o fermento biológico seco, por isso, deve ser conservado na geladeira. Também é indicado para massas mais pesadas, como pães, pizzas etc.
BICARBONATO DE SÓDIO: Ele é usado nas receitas em substituição ao fermento químico. Ele é usado para dar leveza e aumentar o volume dos bolos, de cookies e de biscoitos.
FERMENTO NATURAL: Como o nome já diz, esse fermento é fabricado de forma natural, misturando farinha de trigo com água e deixando a natureza fazer seu trabalho de reprodução dos microrganismos. Um pão com esse fermento leva mais tempo para ser feito, possui uma aparência rústica, uma casca crocante, um miolo cheio de alvéolos irregulares e um sabor suavemente azedo e único.
Fonte: Confeitaria Creative
Nenhum comentário:
Postar um comentário