Plantas brasileiras, como o guaraná, preservam propriedades importantes. A fruta amazônica, que se assemelha a um olho, talvez seja mais conhecida na produção do refrigerante de mesmo nome. Porém, o pó de guaraná e outros produtos feitos a partir da planta podem ser usados como um estimulantes naturais, aumentando a concentração para estudar, estimulando a perda de peso, controlar o colesterol e triglicerídeos.
O segredo do guaraná está no alto teor de cafeína. Essa substância, também encontrada no café, tem efeito energético, aumentando a disposição e a sensação de bem estar. Por isso, o pó de guaraná pode ser usado para combater o cansaço, dentre outras questões, como mencionado acima.
Porém, para usar o guaraná, é preciso conhecer as receitas corretas. Confira-as abaixo e ainda entenda mais sobre os benefícios desta planta.
Quais são os benefícios do pó de guaraná?
Estudos mostram que o pó de guaraná estimular a liberação de duas substâncias essenciais para o sistema nervoso: a dopamina e adrenalina. Assim, o remédio natural reduz a fadiga de forma eficaz, além de deixar o indivíduo mais bem disposto. Por conter antioxidantes, o pó também impede o envelhecimento celular precoce e previne alguns tipos de câncer.
Para quem quer emagrecer, o pó de guaraná traz benefícios porque é um termogênico. Isso significa que o consumo do pó de guaraná eleva a temperatura natural do organismo, obrigando o metabolismo a trabalhar mais para baixá-la e o acelerando. Isto deve-se às substâncias cafeína e antioxidantes, presentes no pó. Assim, o corpo consome mais energia, ou seja, gasta mais calorias ao longo do dia para realizar suas funções, o que ajuda na perda de peso.
Ainda, o pó de guaraná também ajuda a controlar o colesterol e o triglicerídeos, pois possui os flavonoides e saponinas. Estas substâncias possuem poder antioxidante e ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Estudos demonstram que também há benefícios no que se tange aos triglicerídeos. E, por conter muita pectina, uma fibra que estimula a eliminação de gordura nas fezes, o pó de guaraná também ajuda reduzir o colesterol.
O guaraná em pó também possui um efeito broncoprotetor, pois dilata os vasos sanguíneos e promove o relaxamento dos brônquios. Assim, o pó pode ser usado para tratar doenças respiratórias, como a asma. Ademais, o guaraná pode ser muito benéfico para os indivíduos que possuem diabetes, pela presença da pectina.
O efeito estimulante, no entanto, pode fazer mal. Em excesso, o pó de guaraná causa agitação, insônia e taquicardia. Pessoas hipertensas devem evitar o uso do produto, assim como quem tem problemas cardíacos ou hipertireoidismo. A recomendação diária é de, no máximo, 2 colheres (sopa). O pó pode ser usado no preparo das receitas que ensinamos abaixo.
Receitas
Suco Energético
Ingredientes:
- 1 pera
- 1 fatia de abacaxi
- 1 copo de leite de soja
- 1 colher (sopa) de farinha de aveia
- 1 colher (café) de guaraná em pó
- 1 colher (sopa) de mel
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, e tome em seguida. Se quiser, acrescente um pouco de gelo.
Vitamina de Guaraná
Ingredientes:
- 80 ml de xarope de guaraná
- 2 colheres (sopa) de amendoim torrado
- 1 colher (sopa) de castanhas
- 1 colher (café) de pó de guaraná
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 pitada de canela em pó
- 2 copos de gelo
Modo de preparo: Primeiro, bata o xarope de guaraná, o amendoim, a castanha, o guaraná em pó e o leite em pó até obter uma pasta. Depois, junte o gelo e bata novamente até que a mistura ganhe a consistência de uma vitamina. Se quiser, coloque um pouquinho de água para ajudar a bater. Polvilhe a canela antes de tomar.
Vitamina Antioxidante com Açaí
Ingredientes:
- Açaí em creme
- Guaraná em pó
- Leite em pó
Modo de preparo: Esta receita é muito fácil de ser preparada. Bata o açaí em creme e o guaraná em pó com um mixer ou liquidificador. Depois, para finalizar, polvilhe o leite em pó por cima.
Fonte> Receita Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário